segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A Mudança (The Shift)







Como encontrar o CAMINHO para o nosso PROPÓSITO ESPIRITUAL?
'The Shift' é um filme maravilhoso que capta a ansiedade da vida de cada um e a mudança para uma vida mais significativa, dirigida pela alma.
Completamente despreparados, damos o passo para a 'tarde da vida' (the afternoon of life). Pior ainda, poderemos dar esse passo com o falso pressuposto de que os nossos ideais, as nossas verdades nos servirão como até aqui. Mas não podemos viver a 'tarde da vida', segundo o programa da 'manhã da vida', pois o que foi grande na parte da manhã será pouco de noite e o que era verdade na parte da manhã, à tarde, terá se tornado uma mentira. - Carl Gustav Jung.
O filme explora as vidas interligadas de um empresário sobrecarregado de trabalho (interpretado por Edward Kerr), uma mãe de dois filhos jovens que procura a sua própria expressão no mundo (Shannon Sturges), e um realizador de filmes que procura reconhecimento e aposta tudo na sua carreira (Michael DeLuise).
'The Shift' não só inspira, mas também nos ensina como encontrar o caminho para o nosso propósito espiritual e, por isso, a nossa maior alegria.
Wayne Dyer aparece no filme como ele mesmo. 'Eu tenho 68 anos e uma nova carreira' -  explicou Dr. Dyer, 'Quando me pediram para fazer este filme, eu não achei que era demasiado velho para fazer algo que nunca tinha feito antes. Pensei que estou aberto a tudo. Estou disposto a mudar e a aprender. Eu estou mais orgulhoso deste filme do que qualquer coisa que já fiz antes.'


*****************************************************

O escritor americano Wayne Dyer (“Change Your Thoughts Change Your Life”, “Living the Wisdom of the Tao”, “The Invisible Force”) não tem uma referência específica de uma vertente filosófica ou escola espiritual, e para alguns é considerado “apenas” um autor de auto-ajuda, mas para outros tantos traz muitos importantes insights de equilíbrio, saúde psicológica e crescimento pessoal e espiritual. É o que acontece em “Ambition to Meaning – Finding Your Life’s Purpose“, relançado no mesmo ano sob o título “The Shift“, filme de 2h ancorado por Dyer sobre a busca pelo significado da própria vida, principalmente em sua “segunda metade” (ou a “tarde da vida”, como diria Carl G. Jung), e que está disponível na íntegra no YouTube – e segue abaixo (legendado em português).
“The Shift” mostra as histórias de três vidas em momentos de conflito em direção a mudanças – uma jovem mãe se dedica integralmente à família e não se sente completa, um marido bem-sucedido e obcecado por si mesmo que esqueceu o que significa amar, e um cineasta que busca desesperadamente uma oportunidade que lhe fará sentir valor em si mesmo. Todas as vidas estão em momentos importantes e Wayne Dyer permea todas elas, interagindo e falando sobre quem somos, sobre nossa liberdade, nosso ego, o que fazemos que nos torna infelizes e pra onde vamos. Em paralelo, as falas de Dyer à uma equipe de documentaristas (que faz parte da história) ajuda a pensar sobre nossa própria vida e a entender as três histórias.
Apesar de um pouco teísta em certos momentos, Dyer foca nos aspectos psicológicos e em nossas atitudes e enganos, e invoca, entre experiências pessoais, citações e São Francisco de Assis, o conceito oriental de “dharma” para falar sobre propósito nato de vida. Independente da sua inclinação filosófica, as palavras de Dyer trazem ricas reflexões e podem ser de grande utilidade a quem busca entender um pouco das confusões que atravessam nossas próprias escolhas, nosso caminho e nossa vida. “Você não atrai aquilo que quer, você atrai aquilo que é“, diz Dyer.
“É a história do momento mais importante da sua vida – quando você para de se esforçar e começa a chegar. É a escolha que você faz de ir em direção à vida que reúne as partes que contém o seu melhor, mais realizado e mais amável si mesmo”.

~ “The Shift”

Filmado no Peninsula Monterey, na California (EUA), escrito por Kristen Lazarian e dirigido por Michael Goorjian, o filme segue abaixo (2h01min), em inglês com legendas em Português.





Nenhum comentário: